David Duarte (25/04/1965 - 24/05/2001)

{jcomments on}

 

Name Play Length
An Evil Death

2:55 min

 

 

 

 

"Foi há 10 anos que o David deixou este mundo sem nunca ser esquecido pela banda que ele ajudou a criar!

Hoje é momento de rendermos homenagem a um homem que marcou a vida dos Web e de mais pessoas.

Apresentámos aqui alguns textos de pessoas que privaram ou conheceram o David com o objectivo de que o mundo saiba como foi o David  e para que nunca o esqueça!

Nós: Victor, Nando, Pedro e Filipe não o esqueceremos!

Para sempre no nosso pensamento!

 

Web, Maio 2011"

 


 

Não fui, nem de perto nem de longe, a pessoa mais chegada ao David mas cresci no mundo do Metal com a sorte de poder ter aprendido não só com ele mas com os Web também. Tenho várias recordações, desde a entrevista que respondeu para a minha fanzine na altura, as conversas que tive nas horas que passava na Halloween, as histórias dos concertos dos Web e toda a polémica em volta do concerto dos Cradle of Filth no Porto. No segundo concerto que dei com a minha banda estava lá o David e a Jú. Lembro-me dos conselhos que me deu (nessa e em outras ocasiões), das bandas que me falou na altura e que ainda hoje ouço. Actualmente o David continua a ser uma das melhores vozes do Metal que este país já viu/ouviu. Personalidade forte, tal como eram os concertos em que o chão parecia tremer quando começava a cantar. Os palcos eram dele e apenas ele tomava conta de tudo! Era de arrepiar! Foi uma figura irrepreensível do Underground nacional que deixou uma marca por onde quer que tenha passado. E marcou todos os que tiveram a honra de privar com ele.

Álvaro (Pitch Black)

 


 

"Não tive o prazer de conviver com o David como alguns de vocês, no entanto tive a oportunidade de o conhecer e de confirmar a sua garra e valores… é lamentável a vida ter-lhe fugido tão cedo… Para todos que te conheceram DAVID, nunca serás esquecido."

Amália Pereira

 


 

Quando me absorvo em reflexões do passado relembro a estranha sorte do nosso David, mas logo sorriu quando recordo o rosto dele e os olhos de tons claros sempre com uma centelha inquiridora. “Achas Freitas, achas?” Muitas vezes me dizia o David quando me indagava sobre qualquer assunto. Foram curtos os momentos que passei com ele, mas desde o primeiro contacto que me conquistou pela sua honestidade, franqueza e humildade. Era um homem de paixões fortes e a que partilhamos foi a do heavy metal. Respeitado por todos, o David alcançou essa estima pela intensidade da sua convicção, tanto como vocalista dos Web, como dono da loja de metal Halloween – uma raridade naqueles tempos e um enorme risco financeiro. Mas mesmo assim isso não o impediu de avançar.
Ainda me lembro da excitação dele e da sua companheira Ju quando começaram a realizar as primeiras excursões ao estrangeiro para assistir aos grandes festivais de Metal como o Dynamo – às vezes com prejuízo monetário mas a ânsia da descoberta era o catalisador maior desta saudável loucura. À conta deste pioneirismo educaram/infectaram centenas de jovens metaleiros que doutra forma nunca poderiam ter contacto com os seus ídolos.
Resta-nos a memória e as acções que ainda hoje têm repercussões. Bem-haja por isso e mais, muito mais.
Uma saudação especial à Ju, ao filhote (que já está um “gigante”, como pude constatar em Barroselas), ao Vítor, aos Web e a todos aqueles que foram próximos do David Duarte. “The Memory Prevails”

António Freitas (Alta Tensão)

 


 

É uma honra enorme poder expressar esta dedicatória a um grande amigo, mesmo que seja difícil dizer em poucas palavras o que sinto pelo grande David.
Dia 24 de Maio faz 10 anos desde o seu desaparecimento, mas a alma do David está e estará sempre presente!
A sua atitude e postura, não só como músico, mas principalmente, como ser humano eram exemplares!
Exemplo esse que deve de ser sempre seguido.
Grande abraço aos Web e obrigado por se lembrarem de mim!
Foi uma honra enorme ter o David como amigo e nunca o esquecerei!
Viverás para sempre no meu coração grande amigo!

 

Augusto Peixoto (Head:Stoned)

 


 

"DAVID DUARTE
um exemplo sólido e pilar incontornável da comunidade metaleira
nacional, activo e empenhado. Demarcou-se sempre pela sua capacidade
de iniciativa e acção. Convicto. Único."

Carlos Pinto (Gluten)

 


 

"Agora que não posso cantar é que me fazem um clube destes cá no Porto". Esta frase é uma das últimas recordações que guardo do David, na época estávamos em Gaia, no Hard Club, poucas semanas depois da sua inauguração e quando ele já se encontrava em retirada dos Web, devido à sua saúde. Já não recordo se o voltei a ver, apenas fui sabendo notícias do seu estado, pela Ju, e mais tarde chegou-me um telefonema a informar do funeral a que não assisti.
Conheci o David em 87 - creio que em Junho - no final de um concerto dos Tarantula quando me arrastaram para um backstage improvisado, onde rodava uma cassete com um dos primeiros ensaios de Web. A amizade apareceria anos mais tarde fruto das excursões a Lisboa, da troca de informações, das (raras) visitas à loja e dos muitos "já ouviste...?" habituais entre quem encontra no Metal uma paixão.
Mas de tudo isto, guardo a recordação de um David, vocalista de Web, nos Jardins do Palácio de Cristal, numa noite de temporal, equilibrando-se no palco escorregadio, perante alguns milhares que assistiam às Noites de Ritual. Mentalmente classifiquei essa noite/actuação de "Strong Winds, Strong Waves", tal como o tema que ele tinha interpretado. Penso que nessa noite esteve mais perto que nunca do Rock Star que pretendia ser (sem nunca abandonar a humildade com que recebia novos fãs do Metal).
Espero que hoje, esteja onde estiver, tenha um palco suficientemente grande e uma banda à altura. Ride On!

Emanuel Ferreira (RUM - Blast)

 


 

Sempre que me recordo do David, é com alegria que o faço. A primeira vez que tivemos mesmo oportunidade de estar juntos foi no CC Stop no Porto, na sua loja, para onde fomos dar autografos, na altura do Wolfheart. Tinhamos tido um concerto, creio eu, no dia antes e desabituados deste vida, ou melhor, ainda não habituados, lá fomos da Brandoa ao Porto, grande aventura só para assinar discos!

Contra todas as nossas expectativas não só aquilo encheu e fez fila pelo centro e as caixas de wolfhearts voavam para contentamento de todos!!! Viveu-se uma tarde de grande espirito underground, de que toda a gente fala mas que muitos poucos experenciaram.Mantivemos contacto, tocámos algumas vezes com os WEB e o David em palco era um eterno jovem, com um entusiasmo que nos contagiava a todos e que sobretudo nos inspirava. Na altura já havia muita intriga na cena lusa e ele dizia-nos como lidar com isso, sendo, por e simplesmente superior a essa merdas.

Os Moonspell guardam com saudade e respeito o nome do David e enviam um abraço a toda a banda, à sua mulher e toda a familia e para o David um hail and kill a plenos pulmões que sabemos que ele ouvirá na terra dos justos!

Fernando Ribeiro (Moonspell)

 


 

"Podia salientar o espírito de iniciativa, a humildade, a força de vontade, a garra, podia utilizar a riqueza semântica da língua portuguesa e enaltecer ainda mais as tuas qualidades mas, acima de tudo, agradeço ter te conhecido David!!!"

João Mendes (JVelhaguarda)

 


 

O David, para além da grande amizade que sempre nos uniu, foi e continua a ser uma referência, um grande exemplo de dedicação e paixão pela música que nos une, alguém que deixou muitas saudades, pelo seu carisma e dinamismo.
Mesmo nos momentos em que o seu estado de saúde já não lhe permitia ser mais efusivo, teve sempre um sorriso no rosto, palavras de incentivo e coragem para todos os que o rodeavam, especialmente para a sua esposa e filho, familiares e amigos.
Obrigado e até sempre!

Jorge Marques (Tarantula)

 


 

David,
Lembro-me bem que já na primária o respeito de todos granjeavas,
pela amizade, simpatia e também pelos muitos golos que marcavas,
é deveras fantástico saber que ainda hoje, e com grande constância,
Continuas a viver na mente e no coração dos teus amigos apesar da distância.

Um até sempre.

Jorge Soares

 


 

“Um ser humano excepcional com quem tive o privilégio de privar e de ver actuar.
A música, os concertos, as conversas, a loja… As boas memorias perduram…

Um amigo que jamais será esquecido”.

 

Manel Fernandes

 


 

"Devemos recordar quem cedo nos deixou.

O seu contributo para o HeavyMetal Português será sempre recordado.

Rockon David !"

 

Maurício (Scarificare)

 


 

David -tive o prazer de partilhar bons momentos com o David, uma pessoa com um enorme coração e boa disposição que contagiava todos os que o acompanhavam.

Sem dúvida uma grande influência no meu crescimento musical, foi um "frontman" com garra e paixão, vivendo cada momento em palco como se fosse o último e como tal
aprendi muito com ele
Alguém que realmente gostava do Metal e o apoiava, numa altura difícil .
Hoje ele estaria contente com o movimento underground se estivesse entre nós.
R.I.P. David

 

Miguel "Inglês" (Equaleft)

 


 

Só sei que naquele dia perdi um irmão, que parte de mim morreu com ele e que tudo no mundo me pareceu injusto existir.

Um ser humano no estado puro da sua inocência, sempre com um sorriso e uma palavra para quem teve a sorte de o conhecer. Eu tive essa sorte.

 

Ele era um comunicador nato, em palco era único, inesquecível e insubstituível. Nunca vi ninguém que, num concerto onde 99% das pessoas estavam lá para ver Cradle of Filth, conseguisse virar o público contra eles como ele o fez no Palha de Aço.

O metal perdeu uma grande voz e um dos grandes impulsionadores do movimento nacional.

 

Sempre alegre, predisposto a ajudar, lutador, brincalhão, verdadeiro e amigo, é assim que com muita saudade o recordo e para sempre fará parte da minha vida.

 

Nando (Web)

 


 

Percorrendo a estrada a Norte de nós, trilhando caminhos de firmeza.
És David da nossa eterna certeza.
Asas negras de um sonho que percorre nas veias de nosso pensamento.
Correm céleres, no embalo das tuas canções e desbotam-se no tempo enchendo o frasco da saudade.
Nas tuas histórias e misantropias.
Dos teus refrões e melodias.
Converto-me, pleno e dependente das convicções criadas em redor de todos e entre os trilhos de aço da tua Fonte.
A Fonte da tua sabedoria.
Obrigado David.

Paulino Martins

 


 

A primeira recordação que tenho do David (E dos Web) foi em 1992, quando comprei o duplo-álbum "The Birth Of A Tragedy" e me deparei com o tema que encerrava o lado B do primeiro vinil, falo claro, do tema "A New Evil Kindom".
Lembro-me perfeitamente de ficar admirado pelo registo tão peculiar da voz do David. Mas o que é facto é que quanto mais o ouvia mais gostava dele, tal era a minha "sede" de Metal melódico nacional na altura. Era o "nosso" metal a dar cartas, onde para uma banda gravar um tema um estúdio profissional era um feito e tanto. Outros tempos...
Pouco tempo depois, comprei a demo "Evil Tape", onde para além desse tema, ainda pode conhecer mais 3 que me tornariam fan incondicional da banda até aos dias de hoje.
Porém, ficou-me uma mágoa, apesar de já ter tido a sorte de ver Web ao vivo, nunca consegui ver um concerto com o David como front-man.
O que é facto é que o tempo passa demasiado rápido (Já passaram dez anos????) e deixa-nos muitas saudades do David e, sobretudo, a questão do que viria depois da excelente demo "Promo Tape '95".
O que é facto é que o David nos faz falta.

Obrigado, David, pelo teu legado e até breve!

Paulo Silva (Portugal Underground)

 


 

" O David foi para mim não só um grande amigo mas também o meu mentor, aprendi muita coisa com ele durante os anos de sua existência, foi ele que me ensinou e mostrou o mundo e praticamente me tornou naquilo que sou hoje, o pai que nunca tive, se calhar a melhor maneira de o descrever, a única pessoa que estava ali no momento certo quando precisei de ajuda, sem duvida um ser humano maravilhoso, que não merecia ter tido o destino que teve, embora tenha sido curta a sua vida, viveu-a tão intensamente como qualquer pessoa que tenha vivido 100 anos, um jovem que permanecerá no meu coração eternamente e nunca esquecido, o meu muito obrigado David por todos os bons momentos passados juntos e por tudo que pudeste fazer por mim. "

 

Phil Anselmo

 


 

Ficou-me para sempre gravada na mente, a imagem do David durante um ensaio dos Web, em que naquela noite não havia PA para a voz e ele, mesmo assim, e de alicate na mão a simular o microfone, andava aos saltos pela sala e cantou, como se estivesse num concerto defronte de 1 milhão de fans! Bons momentos!... -

Rui Danin (Trigger Studio)

 


 

"A vida é algo que nos surpreende a cada instante. A sua magia e força é infindável. O amor, a paixão, a amizade e a felicidade vivem dentro de cada um de nós, apesar de por vezes estarem adormecidos. No entanto, existem pessoas que nos contagiam e nos fazem acordar os mais simples instintos.
A presença de espírito e a honestidade revelam-nos aquilo que de mais maravilhoso existe: a vontade de viver cada instante rodeado por quem nos ama e respeita. Assim, mesmo nos maus momentos conseguimos acreditar.
É por isso que devemos de agradecer que certas pessoas tenham feito parte das nossas vidas.
Obrigado David."

Rui Duarte (Ramp)

 


 

Conheci o David aquando do começo das aulas do agora 6º ano. Passados quinze dias a minha equipa (da estação) ia ter jogo contra outra equipa local, faltavam-nos jogadores,
convidei a maior parte dos rapazes da turma.
No dia do jogo quando chegamos ao recinto já lá estava o David à nossa espera. Foi o primeiro a chegar e o único da turma que apareceu. O David gostava muito de jogar futebol.

Um dia num dos concertos de Web no Palha de Aço teve um lapso de memória e esqueceu-se de uma parte da letra do tema que estávamos a tocar, ajoelhou-se e começou dar cabeçadas no palco todo chateado com o que lhe estava a acontecer!
O David gostava muito de actuar, estar em palco.

O David era assim, além da sua lealdade, simpatia e amizade, quando estava a fazer algo que gostava fazia com muita paixão e emoção!

De uma coisa nós podemos ter a certeza, roubaram-nos o teu corpo mas a tua alma ficou entre todos nós, aqueles que tiveram o prazer e o privilégio de te ter conhecido.
Obrigado...

Victor Matos (Web)

 

 


 

Note: Comments written in the English version can only be viewed in the site English version.

 


 

You are here:   HomeNewsLatest News

 

Contacts

Centro Comercial STOP
Rua do Heroísmo,333
Loja 139
4300-259
Porto - Portugal
Press: [00351] 913 552 200
Shows: [00351] 964 572 324

Send Email

To get in touch with us by email here's our address.
Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
   

Newsletter Subscription

 Get our Updates